Botafogo espera Cortez até quarta-feira para assinar contrato; conheça o estilo do reforço

Botafogo espera Cortez até quarta-feira para assinar contrato; conheça o estilo do reforço

Meia de 24 anos chega por empréstimo de uma temporada, com opção de compra. GloboEsporte.com pega opiniões de equatorianos sobre meia contratado pelo Alvinegro

O Botafogo aguarda até a próxima quarta-feira pelo meia Gabriel Cortez, com quem já tem acordo firmado. Em alguns dias, o Alvinegro espera colocar o negócio no papel e integrar ao elenco o novo reforço, que ainda vai assinar contrato e passar por exames médicos.

O acordo já está fechado, como informou o GloboEsporte.com na última quinta-feira. O equatoriano de 24 anos chega ao Brasil por empréstimo de uma temporada, e o Alvinegro tem opção de compra dos direitos econômicos por US$ 1 milhão (cerca de R$ 4,1 milhões).

No Botafogo, o gringo terá a concorrência de quem é considerado o principal reforço da temporada: Bruno Nazário, titular e que chegou com status de camisa 10. Só que Cortez, além de meia, é considerado versátil e pode fazer outras posições no ataque. E quanto às outras outras características desse jogador?

 

Potência, visão e indisciplina

 

O GloboEsporte.com foi atrás dessa resposta e conversou com três jornalistas do Equador sobre as principais características de Gabriel "Loco" Cortez. O jogador foi elogiado pela visão de jogo e bom chute de longa distância, mas é alvo recorrente de preocupação com relação à indisciplina e irregularidade. Veja abaixo as opiniões dos colegas:

 

Gabriel "Loco" Cortez — Foto: Reprodução/Instagram

 

Leonardo Herrera - WQ Radio - Guayaquil/Equador

 

"É um meia que pode atuar também como volante. Na temporada anterior, pelo Emelec, seu rendimento foi bastante aceitável, mas uma lesão o afastou por um tempo. Nos tempos de Independiente del Valle era um jogador com aspectos ofensivos. Sua virtude é que tem um bom chute de longa distância e é bom nas bolas paradas. Sua perna direita é muito potente.

Em sua única saída para o exterior não teve boa participação por causa de uma lesão. Ele esteve no Lobos BUAP, do México, e fez apenas dois gols. No Emelec teve um pouco mais de minutos, mas não se adaptou ao esquema e foi pouco utilizado. Sua melhor temporada foi em 2017, no Independiente del Valle.

Tudo depende de como vai ser usado no esquema e no grupo. É um jogador que gosta muito de jogo rápido, de companheiros para fazer transições rápidas e passes em profundidade. Em algumas situações pode jogar como ponta também".

Números de Cortez

 

  • Independiente del Valle (2013 a 2017): 89 jogos e 24 gols
  • Lobos BUAP (2017/18 e 2018/19): 21 jogos e 2 gols
  • Emelec (2019): 18 jogos e 5 gols

 

 

Christian León Fuentes - Radio Sucre - Guayaquil/Equador

 

"Chegou ao Emelec no ano passado como um bom reforço. Havia expectativa sobre ele para a temporada, já que as pessoas lembravam de sua participação no Independiente del Valle, onde surgiu como atleta profissional e participou da campanha que levou o time à final da Libertadores de 2016. Depois, no México, não jogou muito.

No Emelec, chegou-se a pensar que seria solução, mas teve um ano muito irregular, sem muita participação. Teve inconvenientes de comportamento, chegou a ir treinar com a equipe de reservas. Me parece demonstrar muita qualidade, é bom jogador com a bola nos pés, mas infelizmente irregular em questão de comportamento".

Contratações do Botafogo em 2020

 

  • Zagueiro: Ruan Renato
  • Laterais: Federico Barrandeguy, Warley, Guilherme Santos e Danilo Barcelos
  • Volantes: Thiaguinho e Luiz Otávio
  • Meias: Bruno Nazário e Gabriel Cortez
  • Atacantes: Alexander Lecaros e Pedro Raul

 

Vivi Sánchez Bonilla - Radio Sur - Cuenca/Equador

 

"É bom jogador, foi vice-campeão da Libertadores com o Independiente del Valle em 2016. Tem excelente chute de média e longa distância. É um meia de criação, tem bom passe. O ponto negativo é que não é tão disciplinado e acho que isso lhe custou algumas coisas na carreira".

 

 

FONTE; GLOBO.COM