SÃO JOSÉ 81 X 87 BOTAFOGO, Fogão vira com bola de Jamaal no último minuto e sai na frente nos play

 SÃO JOSÉ 81 X 87 BOTAFOGO, Fogão vira com bola de Jamaal no último minuto e sai na frente nos playoffs do NBB 

Com grande atuação coletiva e vitória por 87 a 81 sobre o São José, o Botafogo iniciou sua caminhada nos playoffs do NBB, na noite desta segunda-feira, em São Paulo. A equipe de Léo Figueiró teve maturidade para correr atrás do resultado nos últimos minutos e contou com quatro jogadores anotando dígito duplo em pontuação: Jamaal (20), Cauê (17), Coelho (14) e Arthur (12).

Jamaal foi o cestinha da noite e conduziu o BOTAFOGO à vitória na abertura dos playoffs. Faltando 36 segundos para acabar o jogo, o norte-americano converteu o arremesso da zona morta e colocou o Fogão na liderança.

Os times iniciaram a partida com a pontaria calibrada e alto aproveitamento nas bolas de três. O Alvinegro caiu de rendimento na metade da etapa e viu os donos da casa abrirem nove de frente. Léo parou o jogo e, na sequência, Cauê anotou cinco pontos que ajudaram a diminuir o prejuízo: 25 a 21. A nova etapa começou, mas o Botafogo seguiu ditando o ritmo e exerceu seu maior momento de controle no embate. Muito forte na defesa, permitindo apenas 12 pontos em 10 minutos, a equipe distribuiu bem suas finalizações, teve Jamaal como principal definidor, e foi para o vestiário vencendo por 42 a 37.

Empurrado pela torcida, o São José foi superior no início do terceiro quarto e correu para sete pontos consecutivos, obrigando Léo Figueiró a pedir tempo em menos de três minutos jogados. O equilíbrio voltou à quadra, mas durou pouco e os joseenses passaram a ter vantagem de duas posses. No último minuto do quarto, Coelho e Cauê, este já no estouro do cronômetro, acertaram bolas de três pontos e deixaram tudo igual: 61 a 61. Fazendo valer o jogo de playoffs, os atletas aumentaram a intensidade no último quarto e voltaram à quadra mais eficientes no ataque. Na metade da etapa, os paulistas se estabeleceram na frente. Logo depois, faltando 3:19 para o término da partida, abriram 81 a 73. Parecia o fim para o Alvinegro na abertura das oitavas de final, mas Cauê respondeu na jogada seguinte e mostrou que não era. A recuperação passou por uma defesa agressiva, uma posse de bola inteligente e terminou em chute de Jamaal a 00:36 para devolver a liderança ao Fogão: 83 a 81. A partir daí, os alvinegros souberam aproveitar bem os últimos segundos e fecharam o placar em 87 a 81.

Ex-jogador do São José e cestinha da noite, Jamaal Smith falou sobre a importância da vitória e destacou seu gosto por jogos de grande apelo.

-  Foi uma vitória muito grande. Joguei aqui e sei como é difícil conseguir um resultado diante dessa pressão. Eles encheram o Ginásio e gritaram bastante, mas todos sabem que eu adoro esses jogos, esse clima e essa energia. Acabei fazendo uma boa partida, contribuindo com o time e volto feliz pra casa. Estamos na frente, mas sabemos que não tem nada ganho. O time deles é muito bom, é bem treinado e vai chegar mais forte ainda no Rio. Precisamos melhorar em alguns pontos, evitar qualquer tipo de surpresa e fechar a série do lado da nossa torcida, que também vai fazer uma festa bonita.

Botafogo e São José voltam a se enfrentar na próxima sexta-feira, às 21h10, em General Severiano. Se vencer, o Botafogo se classifica para as quartas de final do NBB. Em caso de empate na série, os times voltam a General Severiano domingo para o último jogo.

 FONTE; SITE BOTAFOGO