Além do Colo Colo, Leo Valencia desperta interesse da Universidad de Chile, diz jornal

Leo Valencia entra na mira de grande clube da América do Sul
 Com contrato se encerrando no dia 9 de julho de 2019, Leo Valencia está perto de poder assinar um pré-contrato com outro clube. O jogador, que fez uma temporada regular pelo Botafogo, ainda não recebeu uma proposta para ampliar o vínculo com o Alvinegro carioca. O Esporte 24 Horas apurou que o Colo-Colo, do Chile, fez uma sondagem pelo atleta. No entanto, nada foi formalizado aos representantes do camisa 10 do Glorioso. O meia-atacante surge como opção para substituir Fierro, ex-Flamengo, que foi dispensado pelo time chileno.

Contratação

O Botafogo venceu a disputa com o Vasco e contratou Leo Valencia em julho de 2017, após o atleta se destacar pelo Palestino, do Chile. Na época, o chileno chegou para a vaga do argentino Montillo, que havia se aposentado. O jogador ficou conhecido pelos brasileiros após marcar o gol que eliminou o Flamengo da Copa Sul-Americana de 2016.

Antes de chegar ao Glorioso, Leo Valencia passou pelos seguintes clubes: Melipilla; Unión La Calera, Palestino, Santiago Wanderers e Universidad de Chile. Em seu país, conquistou a Taça Chile (2014/15) e a Supercopa de Chile (2015). As boas atuações o levaram a ser convocado para a Copa das Confederações de 2017. A Seleção Chilena, que estreava na competição, ficou com o vice-campeonato. Já pelo Botafogo, o meia-atacante foi campeão do Carioca deste ano.

Temporadas

Leo Valencia estreou pelo Botafogo no dia 2 de agosto de 2017, na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, no Estádio Nilton Santos, partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Em sua primeira temporada pelo Clube da Estrela Solitária, disputou 15 partidas e não marcou gols.

Na atual temporada, o chileno entrou em campo 49 vezes, sendo 17 no Campeonato Carioca, 27 no Brasileirão e cinco na Copa Sul-Americana. Valencia balançou as redes em cinco oportunidades, contra Nova Iguaçu, São Paulo, Bahia, Nacional (Paraguai) e Flamengo. Foi titular em 47 partidas e saiu do banco em outras duas, acumulando 3699 minutos jogados.

 

 Além do Colo Colo, Leo Valencia desperta interesse da Universidad de Chile, diz jornal
Não é só o Colo Colo que está interessado em Leo Valencia, do Botafogo. Segundo o site “Triunfo”, do jornal chileno “La Nación”, a Universidad de Chile também está considerando uma proposta pelo jogador.

Leo Valencia foi formado na base da La U e atuou por lá também em 2015 e 2016, emprestado pelo Palestino, último clube antes de se transferir para o Botafogo.

Valencia tem contrato com o Botafogo até 9 de julho de 2019 e pode, a partir de janeiro, assinar um pré-contrato com outro clube.

Fonte: Esporte 24 Horas