No projeto Saúde Alvinegra, funcionários da base recebem curso de primeiros socorros

 CAPACITAÇÃO IMPORTANTE! No projeto Saúde Alvinegra, funcionários da base recebem curso de primeiros socorros 

Quando o assunto é o cuidado com a vida, é fundamental estarmos sempre preparados para todos os tipos de situações. Com esse pensamento na saúde de todos, o Botafogo incentivou e os profissionais das categorias de base alvinegra receberam na última semana um importante curso de suporte básico de vida.

A atividade aconteceu no último dia 31/10 na sede de General Severiano e foi ministrada pelo sócio proprietário do Glorioso, Dr. André Quintanilha. O curso faz parte do projeto "Saúde Alvinegra", que conta com o apoio da diretoria do Botafogo, e que realiza palestras, campanhas e treinamentos com sócios e funcionários do clube. Idealizador do projeto, Dr. André explicou a origem da ideia e detalhou a dinâmica da palestra.

- Tudo começou em uma conversa informal com o Tiano (Gerente da base) e o Dr. Pablo (Médico das categorias de base). Percebemos a necessidade e a importância de que os profissionais que trabalham na base do Botafogo fossem capacitados para situações de primeiros socorros e no suporte básico de Vida, a partir de então a ideia do curso foi desenvolvida e o realizamos. - disse. 

- A dinâmica do curso foi a seguinte: convidei dois profissionais com expertise em atendimento pré-hospitalar, Claudemir Quirino e Charles Morteiro, para me auxiliarem no andamento do curso. No 1º período foi abordado a teoria, ensinando a identificar os principais sinais de gravidade, como deve-se abordar a vítima e as condutas necessárias nas diversas situações. hhFoi explicado o funcionamento do DEA (desfibrilador externo automático), a importância desse equipamento e maneira correta de se usar, além dos dispositivos de ventilação e as técnicas de compressão torácica. No 2º momento toda a teoria foi colocada em prática, apresentamos várias situações de emergência e realizamos algumas simulações, posteriormente debatemos a atuação de cada um. O principal objetivo do curso foi de capacitar e melhorar o desempenho de cada profissional em situações de emergência, que  podem acontecer em qualquer lugar. A participação dos profissionais foi ótima, todos demonstraram muito interesse. - contou o doutor. 

Com muita interação e aprendizado dos participantes, a atividade contou com uma mega estrutura. Os manequins foram monitorados por tablets e isso possibilitou que os doutores avaliassem se as técnicas de compressões torácicas e ventilações estavam sendo efetivas. 

Feliz com o resultado do curso, o Dr. André Quintanilha descreveu a importância dessa preparação de todos que participam das partidas de futebol, pois um primeiro atendimento bem feito pode salvar uma vida. 

- É fundamental que os nossos profissionais tenham esse tipo de conhecimento. São situações estressantes e o ambiente é crítico. Importante esse primeiro atendimento correto seguindo os principais protocolos e diretrizes, isso vai fazer muita diferença no prognóstico de uma vítima. Essas pessoas estão em contato diário com nossos atletas nos treinos e jogos, e essas situações infelizmente podem acontecer. - concluiu o médico.

FONTE; SITE BOTAFOGO