O FATOR NILTON SANTOS! Zé destaca apoio da torcida e força do Fogão em casa para superar o Bahia

 O FATOR NILTON SANTOS! Zé Ricardo destaca apoio da torcida e força do Alvinegro em casa para superar o Bahia 

 

O Botafogo medirá forças diante do Bahia pela quarta vez na temporada e sempre teve um adversário difícil pela frente. O novo encontro entre as equipes será no sábado, às 16h, no Estádio Nilton Santos, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Em jogo mais que três pontos valiosos e, no lado Alvinegro, a chance de novamente justificar sua força em casa. Para isso o treinador Zé Ricardo garantiu muito trabalho e também pediu o apoio dos botafoguenses, ponto fundamental por mais um resultado positivo em casa. 

- Todas as equipes tentam fazer do seu campo sua força maior e manter uma média de pontos e com a gente não é diferente. Treinamos aqui frequentemente e isso é importante, ainda mais quando a torcida faz uma festa bonita como já fez e amanhã teremos mais uma partida e contamos com o apoio do nosso torcedores para termos a felicidade de sermos empurrados por mais uma vitória - disse Zé Ricardo.

Zé Ricardo também falou sobre reencontrar o Bahia, equipe que eliminou o Botafogo na Copa Sul-Americana. O Glorioso venceu o jogo no Estádio Nilton Santos, mas acabou fora na disputa por pênaltis. O treinador não quer qualquer sentimento de revanche e disse que o mais importante no momento é manter o foco pela pontuação no Campeonato Brasileiro. 

- O nosso foco tem que estar voltado para o Campeonato Brasileiro e na importância desse jogo. Logicamente gostaríamos de ter passado na Sul-Americana, mas infelizmente saímos no pênalti. Agora é uma nova realidade, outro momento e vamos trabalhar para fazermos um jogo no nosso melhor nível. Não conseguimos isso na última partida, mas esperamos seguir sem perder aqui no Estádio Nilton Santos - falou. 

Confira os demais trechos da entrevista coletiva do treinador Zé Ricardo:

A EQUIPE QUE MAIS EMPATOU NO CAMPEONATO BRASILEIRO

- Cada circunstância desses empates acabam fazendo a gente refletir. Sob o meu comando tivemos os empates contra Cruzeiro, São Paulo e Vasco dentro do Nilton Santos. Nas três tivemos chances de vencer a partida, mas contra o Ceará foi diferente. Sabemos que essa sequência de empates não é boa, o primeiro critério de desempate é o número de vitórias e não entramos em campo para empatar. Estamos bem conscientes e falamos isso com os atletas. A vitória é um resultado fundamental para a nossa sequência. Enfrentaremos uma equipe que vive situação parecida e teremos que vencer por merecimento e organização. Esperamos contar com a nossa torcida amanhã, é importante, e que possamos com essa união fazer o Botafogo forte na competição. 

FOCO NA NOSSA CAMINHADA

- Se a gente for fazer uma avaliação criteriosa pode ser que um ou outro possa ter uma tabela melhor, mas temos que nos preocupar com a nossa tabela e o próximo adversário que é o Bahia. Temos que pensar em pontuar e estamos quase um mês sem perder.

JOGO ESTUDADO E DE POUCAS MUDANÇAS

- Acho difícil uma mudança de ambas as equipes. Os times se conhecem bastante, assim como os treinadores. Pode acontecer uma mudança ou outra por conta de característica. Sem dúvida será uma partida difícil e por isso temos feito esse pedido de ajuda para a nossa torcida, o que é muito importante para nós. 

VARIAÇÕES NAS ESCALAÇÕES

- Tivemos duas competições e alguns atletas não puderam jogar. Sofremos com muitas lesões no último mês e certamente gostaríamos de ter repetido mais. Mesmo sem perder tivemos que mudar bastante e, tirando a última partida, conseguimos manter o mesmo nível de apresentação. 

O JEITO ZÉ RICARDO DE TRABALHAR

- Sou um cara muito simples, procuro trabalhar de forma clara e justa. A justiça é o que mais queremos no futebol. Procuro me preparar e trabalhar com justiça e merecimento. Essas duas palavras podem traduzir o meu perfil. 

DESENVOLVER AINDA MAIS O ELENCO

- Ainda espero tirar muita coisa desse grupo, um time que trabalha bastante. É questão de ajuste e tempo e espero que amanhã a gente possa ter mais um resultado positivo.

APRENDIZADO

- Projetamos um jogo muito difícil. O Enderson é um treinador que adimiro muito e o Bahia conta com um time organizado e de alto poder de definição. Esperamos um jogo difícil e espero que esses dois jogos que fizemos pela Sul-Americana nos traga um aprendizado. 

MOISÉS OU GILSON

- O Moisés, apesar de todo aquele tamenho, só tem 22 anos. Confio muito nele, mas precisamos promover justiça, o que é importante para que todos entendam que ninguém tem cadeira cativa em nenhuma posição. Os dois estão bem conscientes e conversamos de forma bem honesta, olho no olho, e assim esperamos promover essa disputa interna dentro do grupo. Todos estão conscientes que o mais importante é o Botafogo sair forte.

CONFIRMAÇÃO DA EQUIPE APENAS NO SÁBADO

- Na verdade eu não vou confirmar ninguém, temos essa dificuldade de saber se vamos contar com o Jean. O Marcelo entrou lá em Fortaleza na dele, mas se o Jean tiver condições ele vai para o jogo. A certeza fica só para amanhã. 

GRAMADO DO ESTÁDIO NILTON SANTOS

- Realmente teve uma melhora considerável. Treinamos ontem no estádio e faremos isso novamente. Isso deveria ser uma condição normal de cada estádio, estamos falando de uma Série A de Campeonato Brasileiro.

FONTE; SITE BOTAFOGO

Zé pede apoio incondicional' da torcida e espera lição para encarar algoz da Sul-Americana


Técnico do Botafogo mostrou que a presença da torcida pode ser o diferencial para o reencontro diante do Bahia, equipe que eliminou o Alvinegro do torneio continental

Em duelo que promete emoções similares a do recente confronto pela Copa Sul-Americana, Botafogo x Bahia tem tudo para ser uma decisão, uma vez que ambas as equipes estão próximas da zona do rebaixamento. E, nesta sexta-feira, véspera da partida, Zé Ricardo fez questão de frisar a importância da torcida, em entrevista coletiva concedida antes da atividade no Nilton Santos.

- Todas as equipes tentando fazer do seu campo uma força maior e manter uma média de pontos alta. É um estádio onde jogamos e eventualmente treinamos, além de ser tornar mais importante ainda quando está cheio e em festa como nos jogos pela Sul-Americana. Ela nos empurra. Esperamos um apoio incondicional do nosso torcedor. Precisamos de uma grande vitória - comentou o treinador, antes do treino desta tarde, integralmente fechado.

Em seguida, o comandante alvinegro, que soma 15 jogos pelo clube, alertou para os principais perigos que o algoz Bahia pode oferecer, além de salientar as "lições" que precisam ser tiradas da eliminação na Sul-Americana. 

- Equipe forte, na Sul-Americana já havíamos comentado que a pontuação no Brasileiro não refletia o rendimento deles. Jogo difícil, Enderson (Moreira) é treinador que admiro muito, tem a equipe organizada, jogadores com alto poder de decisão. Expectativa que os jogos (recentes) nos tragam lição.

O confronto entre Botafogo, com 35 pontos, e Bahia, com 34, será realizado às 16h (de Brasília) deste sábado, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

FONTE: LANCENET